domingo, 12 de julho de 2009

A florada do momento

Meus amigos, hoje revisei um enxame de Uruçus (Melipona
scutellaris) resultado de uma muda, para verificar o nível de desenvolvimento alcançado, e aproveitei a ocasião para colher uma amostra do mel produzido a partir da florada do momento, o Gurdião (Cayaponia tayuya).
Essa florada iniciou-se em 25/05/2009 e ainda persiste.
Tenho documentado o espetacular florescimento dessa planta e o intenso forragear das abelhas, que especialmente neste ano, devido as generosas chuvas sobre a região nordeste, tem proporcionado uma condição climática muito favorável a essa planta e por conseguinte às abelhas.
A direita tem-se a imagem de alguns dos favos do mel coletado. Constatei tratar-se de um mel de cor âmbar claro, translúcido, com cheiro e sabor característico da flôr do Gurdião, que segundo pesquisas científicas é uma planta de grande valor medicinal.
Diante desses fatores positivos, resta-me esperar por uma grande safra de mel dessa florada neste ano.
Temos abaixo duas imagens com detalhes da inflorescencia com a presensa de botões e flores, também uma imagem de extensa área coberta pela ramagem do Gurdião em meio a vegetação de caatinga no Município de Bento Fernandes-RN, uma amostra da magnitude da floração neste ano, dessa importante planta meliponícola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário